Jabuti é encontrado com vida após ficar 10 anos preso embaixo de piso de casa: ‘Foi inacreditável’

Um caso envolvendo um jabuti soterrado há mais de 10 anos acabou viralizando e virando assunto para especialista.

PUBLICIDADE

Um jabuti-tinga (Chelonoidis denticulata) foi encontrado soterrado sob o piso de uma casa em Itacajá, no nordeste do Tocantins, após quase 10 anos desaparecido.

O animal foi resgatado no último dia 7 de fevereiro, quando a moradora Luiza Coelha da Cruz Aguiar, de 60 anos, pediu que um pedreiro investigasse uma possível infiltração no imóvel. Para a surpresa de todos, ao quebrar a cerâmica, o profissional se deparou com o réptil vivo.

Moradora sobre ter encontrado jabuti após 10 anos desaparecido

“Foi inacreditável, pensamos que esse jabuti veio pela carreta de cascalho que pedimos há mais de nove anos para colocar lá [fundo da casa], e ele [animal] deve ter vindo junto bem pequenininho”, relatou Luiza sobre sua surpresa com o que foi encontrado.

O caso curioso acabou chamando a atenção nas redes sociais e viralizou por chamar a atenção dos internautas sobre o acontecido.

Biólogo explica como jabuti pode ter sobrevivido após ser soterrado

O biólogo Aluísio Vasconcelos de Carvalho explicou que a sobrevivência do animal foi possível graças à entrada de oxigênio e umidade no ambiente. Além disso, o réptil se alimentou de insetos que habitavam o local.

O longo período soterrado deixou marcas no jabuti. Ele apresenta deformidades no casco, sensibilidade à luz e sinais de desnutrição. A falta de contato com o sol acabou afetando sua estrutura, o que deixou sinais em seu corpo.

Agora, o animal receberá tratamento especializado. O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informou que o jabuti será encaminhado ao Centro de Fauna (Cefau) para acompanhamento veterinário, dieta adequada e reabilitação gradual à luz solar.