Já imaginou se tudo ao seu redor perdesse o cheiro familiar, tornando-se um odor insuportável? É assim que a dubladora Ana Paula Cadamuro vive atualmente. Desde 2020, ela sente um cheiro de decomposição em tudo, desde a comida até o perfume que seu parceiro usa. Os especialistas esclarecem que ela sofre de parosmia, uma condição na qual o cérebro altera a percepção do olfato, fazendo com que tudo adquira um cheiro desagradável.
O cheiro se inicia no nariz, porém é interpretado pelo sistema nervoso. O organismo humano tem a habilidade de reconhecer um trilhão de diferentes odores, compostos por diversas moléculas que penetram pelo nariz e se conectam a diversos neurônios olfativos.
Os profissionais de saúde esclarecem que enfermidades virais, traumas severos no crânio ou na face podem provocar danos que impactam esse processo no sistema nervoso central, resultando na parosmia. Com a condição, o cheiro autêntico é distorcido, sendo frequentemente associado a cheiros desagradáveis.
Covid-19 desencadeou condição
No caso de Ana Paula, a Covid-19 contraída em 2020 foi a causa da doença. Naquele período, ela perdeu o sentido do olfato e do paladar e, ao recuperar a capacidade de sentir cheiros, nada mais foi como antes. A dubladora relata que estava cozinhando frango empanado em casa quando sentiu um odor de comida podre e pensou que o alimento estivesse vencido. Posteriormente, o pão, o arroz e tudo ao redor começaram a exalar mau cheiro.
“Fui para a cama com fome, mas confiante de que, ao despertar, tudo já teria passado. Mas foi o início do tormento”, desabafou. A dubladora disse que quase tudo ao seu redor possui um cheiro desagradável, parecido com o de batata podre, um odor que se espalha pelo ambiente. Ana deixou de consumir muitos dos seus alimentos preferidos, perdeu o gosto pela culinária e se viu restrita a variedade pequena de comida.
Parosmia: existe tratamento para a condição?
De acordo com especialistas não existem estudos suficientes que comprovem um tratamento eficiente. Na maioria dos casos, as pessoas acabam recuperando o olfato com o tempo. Algumas terapias olfativas podem ajudar estimulando na percepção dos odores naturais.