Asteroide pode atingir a Terra em uma das áreas mais povoadas do planeta e é bem perto do Brasil

Asteroide poderá atingir uma das regiões mais populosas do planeta Terra.

PUBLICIDADE

A NASA divulgou novos dados que indicam que o asteroide 2024 YR4 pode representar um risco significativo para algumas das regiões mais populosas do mundo, caso colida com a Terra.

De acordo com a agência espacial, a possível área de impacto está localizada ao longo de um “corredor de risco” que se estende pelo leste do Oceano Pacífico, norte da América do Sul, Oceano Atlântico, África, Mar Arábico e sul da Ásia. Esse cenário coloca em alerta diversas cidades densamente habitadas ao redor do planeta.

Locais de possível queda de asteroide

Entre os locais que podem ser afetados pela queda do asteroide, destacam-se Bogotá, na Colômbia, cuja área metropolitana abriga mais de 11,6 milhões de pessoas. Lembrando que o país da América do Sul faz fronteira com o Brasil, através do estado do Amazonas.

Outra cidade em risco é Bombaim, na Índia, com uma população de aproximadamente 18,4 milhões de habitantes.

Além disso, Daca, em Bangladesh, também está dentro da trajetória estimada do asteroide, sendo uma das áreas mais vulneráveis, com cerca de 23,9 milhões de residentes.

A NASA aumentou a estimativa de risco de impacto do asteroide para 3,1% até 2032, tornando-o o objeto espacial com maior potencial de colisão já detectado. Esse percentual representa um aumento significativo em relação ao alerta de 2,3% divulgado anteriormente.

Ameaça de asteroide contra a Terra

A Agência Espacial Europeia (ESA) também avaliou a ameaça representada pelo 2024 YR4 e estimou a probabilidade de colisão em 2,8%. Esse número supera o nível de risco apresentado pelo asteroide Apophis em 2004, que inicialmente preocupou cientistas, mas teve seu perigo descartado após análises mais detalhadas.