O Vaticano atualizou nesta quinta-feira (20/02) o estado de saúde do Papa Francisco, de 88 anos, que segue internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, após ser diagnosticado com pneumonia bilateral.
Segundo o comunicado da Santa Sé, o pontífice teve uma noite tranquila e conseguiu tomar café da manhã sentado, demonstrando leve melhora nos índices inflamatórios. Um pedido feito pelo líder religioso também foi repassado no comunicado.
Boletim médico atualiza quadro de saúde do Papa Francisco
“A noite transcorreu tranquilamente, o Papa levantou-se e tomou café da manhã numa poltrona”, informou o boletim médico. O texto acrescenta que os exames de sangue realizados pela equipe médica mostraram uma leve melhora, mas sem previsão de alta hospitalar para o Papa Francisco.
O líder religioso foi internado na última sexta-feira (14), após apresentar sintomas respiratórios. Inicialmente, o diagnóstico foi de bronquite infecciosa, mas uma tomografia realizada na terça-feira (20) confirmou a evolução para pneumonia bilateral – uma infecção que atinge os dois pulmões.
Papa Francisco faz apelo para fiéis em momento delicado
Apesar do quadro de saúde delicado, o Vaticano garantiu que o Papa Francisco segue de bom humor e tem cumprido agendas do hospital. Além disso, expressou gratidão pelo carinho recebido, especialmente de outros pacientes hospitalizados que enviaram desenhos e mensagens desejando sua recuperação.
Como de costume, o líder religioso fez um apelo aos fiéis neste momento delicado. “Rezem por mim”, afirmou o Papa após agradecer o apoio recebido.
Nos últimos quatro anos, esta é a quarta hospitalização de Francisco. Em julho de 2021, ele passou por uma cirurgia para tratar diverticulite. Já em março de 2023, foi internado devido a uma bronquite infecciosa. Em junho do mesmo ano, o pontífice precisou de uma nova hospitalização para tratar risco de obstrução intestinal.