Vaza áudio de avião da Azul que declarou emergência por ter pouco combustível e não conseguir pousar

Por causa das condições meteorológicas, o piloto teve que buscar outro aeroporto para pousar.

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Nesta última quarta-feira (19), um Airbus A320 da Azul, operando o voo AD4781, declarou emergência por baixo nível de combustível. A aeronave enfrentou dificuldades para pousar em dois aeroportos distintos devido ao mau tempo.

O avião, que havia decolado do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, às 13h23, inicialmente tentou aterrissar em São Luís (MA). O pouso não foi possível por causa das condições meteorológicas adversas.

Diante da impossibilidade, seguiu para Teresina, no Piauí, onde também não conseguiu. O motivo desta vez foi a presença de chuva com trovoadas e ventos superiores a 35 km/h.

Piloto informou sua situação ao controle de tráfego aéreo

Sem condições seguras para pouso nas duas localidades, a tripulação optou por desviar para Parnaíba, também no Piauí, onde conseguiu aterrissar em segurança às 17h49. Durante a aproximação, o piloto comunicou a situação ao controle de tráfego aéreo de Teresina, confirmando a emergência por pouco combustível.

Um áudio que circula nas redes sociais mostra como foi o relato do problema. “4871 informa mayday fuel“, declarou o comandante, em áudio obtido pelo portal G1. A expressão “mayday” indica uma situação de emergência, enquanto “fuel” se refere ao combustível.

Piloto buscou uma forma de pousar com segurança

Durante a comunicação com o controle de tráfego, o piloto buscava informações sobre as condições meteorológicas dos possíveis locais de pouso. “Preciso das condições de Parnaíba, São Luís ou se houve alguma melhora aí em Teresina“, afirmou o comandante.

O controlador, por sua vez, informou que Parnaíba apresentava condições favoráveis para o pouso. De acordo com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), uma aeronave deve contar com combustível suficiente para realizar seu trajeto original e alcançar um aeroporto alternativo, além de garantir pelo menos 30 minutos adicionais de voo. A emergência é declarada quando a reserva de combustível cai abaixo desse limite.