Papa Francisco estaria sofrendo e com a certeza de que pode não resistir, diz jornal

Papa Francisco segue internado em hospital de Roma, capital da Itália, desde o dia 14.

PUBLICIDADE

O Papa Francisco, de 88 anos, enfrenta um quadro grave de pneumonia bilateral e tem despertado grande preocupação entre os fiéis e autoridades do Vaticano. Segundo informações divulgadas pelo jornal Politico, dos Estados Unidos, fontes próximas ao pontífice revelaram que ele estaria lidando com dores intensas e expressando a certeza de que não irá se recuperar desta vez.

“Está sofrendo dor intensa e expressou em particular a certeza de que não vai sobreviver desta vez”, teria dito uma das fontes ao jornal. O líder da Igreja Católica, que tem histórico de problemas respiratórios, foi internado no Hospital Gemelli, em Roma, na última sexta-feira (14).

Papa Francisco segue internado

Ainda de acordo com o jornal, o papa teria resistido à internação e preferia permanecer em seus aposentos no Vaticano, mas os médicos alertaram que a decisão poderia ser fatal. Diante da gravidade do quadro, ele foi convencido a aceitar o tratamento hospitalar para evitar uma piora ainda mais severa.

Nos últimos dias, a saúde do Santo Padre tem sido acompanhada de perto, tanto por médicos quanto por membros da Cúria Romana. Fontes afirmam que Francisco está ciente da fragilidade de seu estado e, por isso, estaria se dedicando a resolver questões ligadas à sua sucessão.

Cardeal foi nomeado por Papa Francisco

Antes de ser hospitalizado, o pontífice nomeou o cardeal Giovanni Battista Re como decano do Colégio dos Cardeais, o que foi interpretado como um sinal de precaução diante de um possível conclave. Segundo a tradição da Igreja, em caso de morte ou renúncia, os cardeais se reúnem na Capela Sistina para escolher um novo líder.