O Vaticano informou, na tarde desta quinta-feira (20), que o Papa Francisco, de 88 anos, apresentou uma leve melhora em seu quadro de saúde. O pontífice está internado desde o dia 14 de fevereiro no Hospital Gemelli, em Roma, após ser diagnosticado com pneumonia bilateral. Apesar das dificuldades respiratórias que levaram à hospitalização, ele não apresenta febre e seus exames de sangue seguem dentro dos parâmetros normais.
De acordo com a Santa Sé, a evolução clínica do Santo Padre tem sido positiva. Seus parâmetros hemodinâmicos permanecem estáveis, e ele continua em recuperação. Mesmo hospitalizado, Francisco tem mantido algumas atividades de trabalho.
Papa Francisco se recupera; agenda foi suspensa
A agenda do Papa foi cancelada até o próximo domingo (23). Inicialmente, a Santa Sé havia suspendido suas atividades até a última quarta-feira (19), mas ontem comunicou o cancelamento da audiência jubilar do próximo sábado (22) e informou que o Papa não presidirá a missa de domingo.
Esta é a quarta internação do Papa Francisco, desde que assumiu o pontificado em 2013. O pontífice tem um histórico de problemas respiratórios e, recentemente, enfrentou complicações físicas, incluindo duas quedas em sua residência no Vaticano. Em dezembro, sofreu um impacto no queixo e, em janeiro, machucou o braço direito, o que exigiu cuidados médicos.
Dores crônicas acompanham o dia a dia do Papa Francisco
Além disso, Francisco lida com dores crônicas no joelho, o que o obriga a usar cadeira de rodas ou bengala em certas situações. O Papa continua recebendo cuidados médicos no hospital, enquanto a Igreja Católica e fiéis ao redor do mundo acompanham atentamente seu estado de saúde.