Vaticano emite comunicado sobre ocorrido na madrugada: ‘a noite foi tranquila, o Papa descansou’

Vaticano emitiu uma nota curta, informando sobre como o Papa Francisco passou a madrugada.

PUBLICIDADE

A saúde do Papa Francisco voltou a preocupar após uma piora no fim de semana. De acordo com o Vaticano, o pontífice sofreu uma “crise respiratória prolongada semelhante à asma” e precisou de transfusões de sangue. A informação foi divulgada neste sábado (22), com a confirmação de que o líder da Igreja Católica segue internado no hospital Gemelli, em Roma, desde o último dia 14.

O comunicado oficial indicou que Francisco permanece alerta, mas mais debilitado do que no dia anterior. Para auxiliar na sua respiração, os médicos administraram um alto fluxo de oxigênio. Além disso, exames apontaram uma baixa contagem de plaquetas no sangue, o que levou à necessidade de transfusões. O quadro clínico do pontífice segue sendo monitorado de perto.

Papa tem infecção complexa

Ainda segundo o Vaticano, a infecção que atinge o papa é considerada complexa, pois foi causada por dois ou mais micro-organismos. Os médicos responsáveis pelo tratamento informaram que, embora ele não esteja em risco iminente de morte, sua condição é frágil devido à idade avançada e aos problemas de saúde anteriores.

Este domingo (23) marca a segunda semana consecutiva em que Francisco não aparecerá em público. Sua recuperação tem sido acompanhada com preocupação, pois a pneumonia dupla que o levou à internação ainda não foi completamente curada. A doença pode afetar severamente a função pulmonar, dificultando a respiração e exigindo cuidados intensivos.

Comunicado do Vaticano

Na manhã deste domingo, o Vaticano emitiu um novo comunicado. Logo cedo, o estado de saúde do Papa Francisco foi informado pela Santa Sé. “A noite foi tranquila, o papa descansou”, diz a curta nota emitida direto do hospital onde o líder católica está internado em Roma.