Desde a internação do Papa Francisco no Hospital Gemelli, em Roma, nenhum registro fotográfico do pontífice foi divulgado, o que gerou questionamentos por parte da imprensa italiana. Durante a coletiva de imprensa concedida na sexta-feira (21), os médicos esclareceram o motivo da decisão.
Os profissionais que cuidam do Papa no Hospital Gemelli reforçaram a importância de preservar a intimidade do líder religioso neste momento de internação. De acordo com o cirurgião Sergio Alfieri, um dos responsáveis pelo tratamento do pontífice, não há intenção de expor Francisco de uma forma que possa comprometer sua imagem pública.
Médico fala sobre imagem do Papa no hospital
“Não queremos uma foto do papa de pijama no jornal”, explicou Alfierri. O médico ressaltou que, apesar da internação, o papa segue trabalhando sentado em uma poltrona, mas sem trajes oficiais, o que reforça a decisão de não divulgar imagens.
A equipe médica enfatizou que o foco está na recuperação do líder católico e que qualquer atualização será feita por meio de comunicados oficiais. Neste domingo (23), por exemplo, as notícias que chegaram do hospital deixaram o público preocupado.
Boletim deste domingo
De acordo com as informações divulgadas pelo Vaticano, o Papa Francisco melhorou da crise respiratória parecida com asma que teve no sábado (22). Ainda segundo o comunicado, o líder máximo da Igreja Católica Apostólica Romana apresenta uma leve insuficiência renal, o que tem levado preocupação a quem torce e ora pela recuperação do Papa.