Um vídeo gravado por moradores de Itanhaém, no litoral de São Paulo, registrou o momento em que um avião monomotor modelo Cessna Aircraft 150J caiu na região da Praia da Gaivota, no final da tarde deste domingo (9). As imagens mostram a aeronave perdendo altitude e girando antes do impacto.
O acidente resultou na morte do piloto, que foi arremessado para fora do avião, enquanto o passageiro sobreviveu e foi socorrido para atendimento médico. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave foi fabricada em 1969 e estava registrada para instrução de voo. A propriedade do avião é atribuída a Jefferson dos Santos Morales.
Avião emitiu alerta minuto depois da decolagem
A Rede VOA, responsável pelo Aeroporto de Itanhaém, informou que o monomotor pertencia ao Aeroclube de Itanhaém e tinha decolado às 17h16. Às 17h42, foi emitido um alerta de emergência. A Defesa Civil de São Paulo confirmou que, após o impacto, o passageiro ficou preso nas ferragens e precisou ser resgatado.
A vítima foi levada para o Hospital Regional de Itanhaém, onde recebeu atendimento. Já o piloto não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar prestaram apoio à ocorrência.
➡️ Vídeo mostra momento em que avião cai no litoral de SP
Avião que caiu em Itanhaém deixou um morto e um ferido. Passageiros realizam instruções de voo
Leia: https://t.co/noHfa8FGku pic.twitter.com/ASFVGgCIVh
— Metrópoles (@Metropoles)
Investigação do acidente
A queda do avião aconteceu em uma área próxima a residências, mas não houve registros de vítimas entre os moradores da região. Ainda não há informações sobre o que teria causado o acidente. A perícia foi acionada para analisar as condições da aeronave e apurar as circunstâncias do ocorrido.
As investigações sobre o caso devem seguir com as autoridades aeronáuticas e policiais. A Anac e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram acionados para apurar as causas do acidente.