Na última sexta-feira (28), a Tailândia foi surpreendida por um forte terremoto que abalou estruturas e obrigou a evacuação de diversos prédios, incluindo hospitais. Em meio ao caos, uma cena impressionante aconteceu no Hospital Geral da Polícia, em Bangkok.
Médicos realizaram uma cesariana no meio da rua, após serem forçados a sair da unidade de saúde. Por causa do risco de desabamento, todos tiveram que deixar o hospital às pressas.
A cirurgia já estava em andamento quando a ordem de evacuação foi dada. Sem tempo hábil para concluir o procedimento dentro do hospital, a equipe médica tomou a difícil decisão de continuar a operação na calçada.
Anestesiada, mulher deu à luz na rua
Foi preciso montar um ambiente improvisado na rua. A paciente, ainda sob efeito da anestesia, teve o parto finalizado ali mesmo.
Footage during the earthquake in
a baby was born in the park 😭 Waht a story to tell ‘’ I was born during the earthquake ‘’pic.twitter.com/7E0FdzfPEf— Miia 🩵 (@i30199)
Diante de olhares atônitos de transeuntes, a paciente deu à luz. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento emocionante do nascimento do bebê, evidenciando a coragem e a habilidade dos profissionais de saúde diante de uma situação extrema.
Profissionais tiveram que improvisar
Até o momento, as autoridades não divulgaram detalhes sobre o estado de saúde da mãe e do recém-nascido. O porta-voz do hospital, coronel Sirikul Srisanga, revelou em entrevista que a unidade não possuía um protocolo específico para terremotos e seguiu os procedimentos padrão de evacuação aplicados em casos de incêndio.
Enquanto engenheiros avaliam as condições do hospital, os pacientes foram redistribuídos para áreas consideradas seguras. O objetivo é garantir a continuidade dos atendimentos médicos.