Na tarde desta segunda-feira (31), uma forte chuva atingiu as cidades do ABC Paulista, provocando alagamentos em diversas ruas e avenidas. Diante da severidade do temporal, a Defesa Civil estadual emitiu um alerta de tempestade às 14h47 para os moradores de Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul e Mauá.
Conforme levantamento da Defesa Civil, os índices pluviométricos foram expressivos. Em seis horas, Mauá registrou 135 mm de chuva, Santo André acumulou 93 mm e São Bernardo do Campo 67 mm.
O volume intenso causou inúmeros transtornos, desde alagamentos até quedas de árvores e transbordamento de rios e córregos. Em Mauá, por volta das 14h35, uma residência desabou na Rua Benedita dos Santos Silva, 21, no Jardim Zaíra. O Corpo de Bombeiros foi acionado e atendeu à ocorrência com três viaturas. Apesar da gravidade da situação, não houve vítimas.
Mais uma chuva e São Paulo, cidade mais importante da América Latina, está completamente debaixo d'água. A Defesa Civil está em desespero, mas o governador segue com apoio. Na democracia o povo tem direito de escolher se fod#r, faz parte. pic.twitter.com/ST7uIPnGs8
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol)
Córrego transbordou em Santo André
A forte precipitação acompanhada de rajadas de vento resultou no extravasamento do rio Corumbé, aumentando ainda mais os problemas na cidade. Santo André sofreu com o transbordamento do córrego Guarará e do rio Tamanduateí, causando o alagamento completo da Avenida dos Estados.
Uma chuva que ja é rotineira e esperada em SP, e isso é o que acontece nas estações da CPTM:
Preparação e planejamento? JAMAIS! O nosso governador esta preocupado em pedir anistia pra golpista.
Parabens, São Paulo. Elegeram um vagabundo que não resolve os problemas do Estado. https://t.co/4ejz4wldWX pic.twitter.com/DAqNumW9BK
— fer (@deleegada)
Até o shopping Grand Plaza, um dos maiores centros comerciais da cidade, foi invadido pela água, afetando lojas e corredores internos. Já em São Bernardo do Campo, os principais pontos de alagamento ocorreram na Avenida Kennedy, que precisou ser interditada. Até o momento, não há registros de vítimas ou de danos estruturais em residências.
Trens não puderam circular
A tempestade gerou ainda reflexos no transporte público, afetando a Linha 10-Turquesa da CPTM. Entre 14h50 e 18h25, os trens ficaram paralisados no trecho entre as estações Utinga e Mauá. A companhia disponibilizou 30 ônibus do sistema Paese para suprir a necessidade dos passageiros.
A chuva transformou a Avenida dos Estados em rio e fez um carro boiar, em Santo André, na Grande São Paulo. A cena foi flagrada por um lojista da região, que ficou ilhado.
pic.twitter.com/AsP7TQr6Ux— Band Jornalismo (@BandJornalismo)
A estação Santo André foi reaberta no sentido Rio Grande da Serra às 18h25, enquanto no sentido Jundiaí a operação só foi completamente normalizada às 20h. Apesar disso, muitos usuários continuaram reclamando nas redes sociais sobre a lentidão e os atrasos dos trens.