×
Logo SimpleAds

Gari que resgatou bebê de lixeira quer adotar criança; Justiça do Rio explica processo

O gari Samuel da Silva dos Santos, que encontrou o bebê no lixo, deseja se tornar seu pai adotivo.

PUBLICIDADE

Na madrugada desta terça-feira (1º), um gari da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) do Rio de Janeiro encontrou uma recém-nascida dentro de uma lixeira entre os bairros de Quintino e Cascadura, na zona norte da cidade. 

Movido pela emoção do resgate, o trabalhador já manifestou o desejo de adotar a menina. A criança, que escapou por pouco de ser colocada em um caminhão de lixo, foi imediatamente levada ao Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, em Madureira, onde permanece internada com quadro de saúde estável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A adoção ainda não é possível 

O processo de adoção, entretanto, não é imediato nem simples. De acordo com a Vara da Infância e da Juventude (VIJ) do Rio de Janeiro, a prioridade é garantir o direito da criança de ser acolhida por sua família biológica. Assim, inicialmente, a bebê será encaminhada para uma unidade de acolhimento enquanto são realizadas buscas por parentes que possam assumir sua guarda. “Por determinação legal, antes de encaminhar uma criança ou um adolescente à adoção, é necessário esgotar as possibilidades de (re)inserção familiar”, esclareceu a Justiça fluminense.

Caso nenhum familiar da recém-nascida seja localizado ou manifeste interesse em cuidar da menina, o processo de adoção poderá ser iniciado. O gari que fez o resgate precisará se inscrever no Cadastro Nacional de Adoção e passar por uma série de etapas legais e psicológicas para comprovar sua aptidão e disposição para assumir a paternidade.

Vídeo do resgate viralizou

Anderson Nunes, outro gari que testemunhou o resgate, afirmou que aquele foi o episódio mais emocionante de seus 16 anos de trabalho na Comlurb. Nas redes sociais, garis que participaram da ação compartilharam imagens da menina enrolada em uma manta pequena, sendo amparada com cuidado por um dos trabalhadores. A divulgação das fotos comoveu internautas, que se solidarizaram com a iniciativa do gari interessado na adoção.

publicidade