A primeira frente fria do outono promete mudanças significativas no clima de diversas regiões do Brasil nos próximos dias. Segundo o Climatempo, essa massa de ar frio trará quedas de temperatura e chuvas intensas, impactando principalmente o Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste.
A frente fria prevista para os próximos dias deve fazer a capital paulista bater o recorde de frio de 2025. As temperaturas devem cair drasticamente, com as mínimas previstas chegando a 15 °C neste sábado (5).
Esse valor é inferior ao recorde anterior deste ano na cidade, registrado em 11 de janeiro, quando os termômetros marcaram 16,2 °C. Além da queda de temperatura, há previsão de chuvas intensas para Florianópolis, Curitiba e São Paulo, além do sul e do leste de Mato Grosso do Sul.
Alagamentos poderão ser registrados
As precipitações devem vir acompanhadas de ventos fortes, com rajadas entre 70 e 90 km/h. Esses fatores aumentam o risco de alagamentos e quedas de árvores, exigindo cautela por parte da população e das autoridades locais.
Na cidade de São Paulo, deve chover em 48 horas mais do que o esperado para todo o mês. Com a chuva iniciada no fim da tarde de ontem e previsão de continuidade até amanhã, o acumulado pode chegar a 90 milímetros, superando a média histórica de abril, que é de 87 milímetros.
Previsão de muita chuva para a capital paranaense
Curitiba e Florianópolis também serão impactadas. Na capital paranaense, a chuva também começou ontem e deve se manter até pelo menos domingo. Enquanto isso, Florianópolis enfrenta chuvas constantes até a manhã de hoje, mas o tempo deve melhorar durante o fim de semana.
O litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina está em alerta para risco de ressaca, com ondas entre 2,5 e 3,5 metros. No Mato Grosso do Sul, a cidade de Eldorado deve enfrentar forte chuva também neste final de semana.