As recentes perdas gestacionais enfrentadas pela atriz Micheli Machado e pela apresentadora Tati Machado, ambas já na reta final de suas gestações, reacenderam uma discussão delicada, porém essencial: os riscos que podem ocorrer durante uma gravidez.
Mesmo consideradas saudáveis e bem acompanhadas, a gestação corre riscos silenciosos e que merecem bastante atenção. Ambas as artistas anunciaram recentemente suas duras perdas, o que vem sendo amplamente divulgado pela mídia.
Tati Machado e Micheli Machado sofreram duras perdas
Micheli Machado, que estava próxima do nono mês de gestação, buscou atendimento após notar a ausência de movimentos do bebê. Infelizmente, os exames confirmaram o óbito fetal. O mesmo ocorreu com Tati Machado, grávida de 33 semanas, que também percebeu a falta de movimentação.
Ambos os casos ganharam ampla repercussão, gerando comoção e levantando questionamentos sobre os fatores que podem levar a esse tipo de perda. Dessa forma, as grávidas devem ficar atentas a vários sinais que podem aparecer.
Sinais que merecem alerta pelas gestantes
As principais causas de óbito fetal no fim da gestação incluem condições como pré-eclâmpsia, diabete gestacional, infecções, descolamento de placenta e malformações. Em muitos casos, no entanto, o motivo exato permanece um mistério, mesmo após investigação intensa sobre o caso. Fatores como nós no cordão umbilical e outras alterações súbitas também podem estar associados à morte fetal.
Estima-se que, em gestações de risco habitual, a taxa de mortalidade varie entre 1,1 e 3,2 casos a cada mil gestações. Algumas condições específicas podem elevar esse risco, como diabetes descontrolada, hipertensão, restrição de crescimento fetal, idade materna avançada e gestações obtidas por fertilização in vitro.
Vale frisar que ainda não existe um exame capaz de prever ou evitar todos os casos de óbito fetal espontâneo em gestações de baixo risco. Diante de qualquer sinal de alerta, especialmente a diminuição dos movimentos do bebê, a gestante deve procurar assistência imediata.
