O nascimento do pequeno Bernardo foi marcado por um detalhe curioso. O fato acabou chamando atenção dos pais e da equipe médica ainda na sala de cirurgia. A imagem inusitada foi compartilhada na internet e viralizou entre os usuários. O DIU usado pela mãe do recém-nascido apareceu grudado no corpinho da criança.
A imagem foi compartilhada pela médica Rafaela Frota, ginecologista e obstetra, em seu perfil no Instagram. Ela mostra o dispositivo intrauterino colado no corpinho do recém-nascido logo após o nascimento. “Esse é o pequeno Bernardo, nasceu hoje por uma cesariana de emergência, chegou chegando e estreou nesse mundão com o DIU da mamãe coladinho no bumbum”, escreveu na legenda da postagem.
De acordo com a profissional, o DIU não estava perfurando a pele do recém-nascido. A médica fez questão de ressaltar que o dispositivo é um método contraceptivo seguro, porém pode falhar.
Gestação surpresa
Amanda Gomes, de 31 anos, contou durante uma entrevista ao portal de notícias Metrópoles que fazia o acompanhamento e manutenção do dispositivo. A mãe do pequeno Bernardo contou que usou o modelo de cobre por um período de cinco anos. No entanto, ela decidiu trocar para a versão hormonal Kyleena.
Amanda disse que fazia ultrassons e exames preventivos regularmente. Por causa do DIU hormonal, ela não menstruava há aproximadamente três anos. A mulher teve um sangramento e pensou que o dispositivo tivesse deslocado. Ao chegar na emergência, os profissionais constataram a gravidez de nove semanas. “Foi surpresa total”, ressaltou a mamãe. Por causa do DIU, foi necessário um acompanhamento rigoroso durante a gravidez.
Gravidez com uso do DIU
De acordo com a médica, o dispositivo estava bem posicionado na paciente. Esse é um dos métodos contraceptivos considerados mais seguros e possui uma eficiência superior a 99%. Contudo, ainda existe uma pequena taxa de falha que é estimada em 0,2%, ou seja, a cada 1 mil mulheres duas podem engravidar usando o DIU.