Quem era João Gabriel? O jovem de 20 anos que morreu após parada cardiorrespiratória durante maratona

João Gabriel, de 20 anos, passou mal no km 20 da prova e não resistiu à parada.

PUBLICIDADE

No último sábado, 7 de junho, a comunidade de corredores foi abalada pela notícia da morte de João Gabriel Hofstatter Delamare, de 20 anos. O incidente ocorreu durante o primeiro dia da 40ª Maratona Internacional de Porto Alegre, na qual ele participava pela primeira vez. Conforme relatos da Brigada Militar, equipes médicas presentes no evento tentaram reanimá-lo, mas, infelizmente, ele não resistiu. Durante a meia-maratona de 21 quilômetros, João sentiu-se mal e desabou perto do 20º quilômetro, sofrendo uma parada cardiorrespiratória.

O Clube de Corredores de Porto Alegre (CORPA), entidade responsável pela organização da Maratona Internacional de Porto Alegre, divulgou um comunicado lamentando um incidente ocorrido no sábado (8), durante o primeiro dia da 40ª edição do evento. A nota informa que um atleta, com inscrição regular, sofreu um mal súbito e teve uma parada cardiorrespiratória por volta do quilômetro 20 da prova.

João Gabriel foi socorrido

A equipe médica presente foi acionada e prontamente iniciou os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), seguindo as diretrizes do Colégio Americano de Cardiologia. Contudo, apesar de todos os esforços e da aplicação dos protocolos de atendimento, o atleta veio a óbito.

Quem era João Gabriel?

O jovem que faleceu na maratona estava noivo há mais de um ano, com sua companheira sendo uma colega da faculdade. Em suas redes sociais, ele compartilhava momentos ao lado da noiva e de amigos próximos, além de evidenciar sua dedicação às corridas de longa distância, uma paixão que cultivava há alguns meses.

O atleta cursava o terceiro semestre de Ciência de Dados e Inteligência Artificial na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). A instituição, em um comunicado oficial, expressou seu profundo pesar pela perda do estudante.