Perda de motores e falha na propulsão: as possíveis causas da queda de avião com 242 pessoas a bordo

UOL levantou possíveis causas da queda de aeronave na Índia, nesta quinta-feira (12).

PUBLICIDADE

A tragédia envolvendo o Boeing 787-8 da Air India, que caiu pouco após decolar do aeroporto de Sardar Vallabhbhai Patel, no oeste da Índia, está sendo investigada por especialistas em aviação. O acidente, que resultou na morte de todas as 242 pessoas a bordo, pode ter sido causado por uma falha no sistema de propulsão, conforme explicou o engenheiro aeronáutico e perito criminal, Celso Faria de Sousa, em entrevista ao UOL News.

A aeronave seguia para Londres, mas caiu cerca de cinco minutos após a decolagem, atingindo uma pousada usada por médicos. As primeiras análises sugerem que os motores não conseguiram fornecer a potência necessária para que o avião mantivesse altitude. Segundo a apuração do UOL, no momento da decolagem, exige-se demais dos motores, o que torna qualquer falha nesse estágio extremamente crítica para a segurança do voo.

UOL apura possíveis motivos para queda de avião

O site divulgou que a forma como o avião perdeu altitude reforça a hipótese de falha nos motores. Além disso, o fato de a aeronave não ter girado nem saído da rota indica que o piloto ainda tinha algum controle, mas não contava com a propulsão necessária para se manter no ar. 

“Na decolagem, a aeronave começa a perder altitude e cai. Não a vemos girar, desviar ou perder a direção. Isso indica que o piloto ainda estava conseguindo manobrá-la, mas não tinha motor”, afirmou o especialista questionado pelo UOL.

Hipóteses consideradas

Outro ponto importante levantado é a dificuldade técnica de perder os dois motores simultaneamente em um avião certificado para voar com apenas um. Isso poderia indicar um problema mais complexo do que apenas falha nas bombas de combustível, já que elas são redundantes por projeto. A possibilidade de erro sistêmico – ou mesmo de uma falha estrutural grave – também está sendo considerada pelas autoridades de aviação. Somente a investigação oficial vai apontar a real causa da queda do avião.