As vítimas fatais do acidente com o balão em Praia Grande (SC) haviam pago R$ 550 pelo passeio, considerando o valor que consta no site da empresa Sobrevoar, responsável pelo balão que caiu depois de pegar fogo.
O voo turístico incluía deslocamento dos passageiros até o ponto de decolagem, café da manhã no hangar, sessão de fotos e um brinde ao final da atividade. A decolagem estava programada para as primeiras horas da manhã, por volta das 5h30.
Capadócia brasileira
O balão voava sobre os cânions da região, uma das mais procuradas para o balonismo no Brasil. A aeronave utilizada no passeio tinha capacidade para 24 pessoas e era considerada a maior em operação na cidade. Praia Grande é chamada de Capadócia brasileira, em referência à cidade turca conhecida pelo balonismo.
Detalhes do acidente que vitimou oito pessoas
O voo terminou em tragédia após um incêndio atingir o cesto da aeronave, provocando pânico a bordo. A aeronave chegou a descer, se aproximou do solo, mas não foi possível controlá-la totalmente. Neste momento, o piloto orientou as pessoas a pularem.
Treze passageiros sobreviveram após conseguirem pular do balão durante esta descida, incluindo o piloto. Oito pessoas não conseguiram escapar e morreram ou tentando pular quando o balão já estava com altitude elevada ou sendo carbonizado.
As autoridades investigam o caso e aguardam os laudos da perícia. A ANAC confirmou que a empresa estava com documentação regular desde setembro de 2024, mas as circunstâncias exatas do acidente ainda estão sendo apuradas.
