Vítimas de queda de balão em SC tentaram apagar incêndio usando as próprias roupas; 8 morreram

Pessoas a bordo do balão tentaram apagar o incêndio que começou no cesto do balão.

PUBLICIDADE

Durante o incêndio que provocou a queda do balão em Praia Grande (SC), passageiros a bordo tentaram conter as chamas utilizando suas próprias roupas. A informação foi divulgada pelo jornalista Ricardo Von Dorf, durante cobertura no Jornal Nacional (TV Globo). O acidente que matou oito pessoas no sábado (21).

Segundo o relato, os passageiros tentaram usar casacos para apagar o fogo, mas não obtiveram sucesso. O extintor de incêndio presente no cesto também não funcionou quando foi acionado, conforme depoimento prestado à Polícia Civil pelo piloto da aeronave.

Incêndio e queda do balão

O incêndio iniciou no cesto, segundo apuração preliminar, possivelmente causado por um maçarico. Após as chamas se alastrarem, o piloto fez uma manobra para tentar descer o balão e parte dos passageiros conseguiu pular com o balão próximo ao solo. Treze pessoas sobreviveram.

Com a saída de parte dos ocupantes, o balão ficou mais leve e voltou a subir, levando consigo os demais passageiros. Oito deles não conseguiram escapar e morreram carbonizados ou por pularem de uma altura elevada. O cesto despencou lá do alto em chamas.

Acidente investigado

As investigações seguem sob responsabilidade da Polícia Civil, que apura todos os detalhes do acidente. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) está acompanhando o caso. Laudos periciais e depoimentos dos sobreviventes são analisados para esclarecer tudo o que aconteceu nesta manhã trágica na cidade de Praia Grande, conhecida como Capadócia brasileira.