Primeira onda de frio deste inverno vai derrubar a temperatura em várias regiões do país

O inverno neste ano promete muito frio, principalmente na região Sul e Sudeste do Brasil.

PUBLICIDADE

A primeira onda de frio do inverno de 2025 deve atingir o Brasil a partir desta segunda-feira, 23 de junho, conforme alerta da Climatempo. Essa será a terceira onda de baixas temperaturas registrada no ano, trazendo impactos significativos em diversas regiões.

A transição oficial do outono para o inverno aconteceu na última sexta-feira, dia 20. Já entre este domingo (22) e segunda-feira (23), a formação de um ciclone com frente fria intensificará o cenário climático adverso.

A Climatempo explicou que o ciclone será de grande proporção, com efeitos mais severos no Centro-Sul do país. Embora não atinja diretamente o continente, ele causará ventos fortes em estados como São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Impacto da massa polar e previsão regional

Nesta segunda-feira, uma massa de ar polar muito forte deve avançar pelo interior, provocando queda brusca nas temperaturas. A Climatempo projeta dois pulsos de ar frio nos próximos dias, com a primeira onda de frio se prolongando até sexta-feira (27).

Essa primeira massa polar atingirá com mais força os três estados da Região Sul e o Mato Grosso do Sul. Em São Paulo, a queda nas temperaturas deve ser sentida com maior intensidade a partir da terça-feira (24) e principalmente na quarta (25).

Geadas, chuvas e expectativa de neve

Um segundo pulso de ar frio é aguardado para o fim da próxima semana, com nova frente fria atingindo o Sul do país. Na capital paulista, há previsão de chuva forte entre segunda e terça-feira, acompanhada por queda nas temperaturas. A expectativa de neve nas serras gaúcha e catarinense cresce com o frio extremo previsto para a noite desta segunda-feira. 

Segundo o Inmet, a terça-feira terá geada ampla nos três estados do Sul, com intensidade moderada a forte em regiões serranas. Na quarta-feira, a geada persistirá e o frio se expandirá para o sul de Goiás, Triângulo Mineiro, Zona da Mata, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.