O meio evangélico está em luto pela perda de um importante evangelista. Jimmy Swaggart morreu nesta última terça-feira, 1º de julho, em Baton Rouge, Louisiana. O televangelista americano tinha 90 anos. O falecimento foi comunicado através das redes sociais. A causa do óbito ainda não foi divulgada.
O evangelista tinha milhões de seguidores e possuía um patrimônio multimilionário que conquistou ao longo dos anos. No entanto, o nome de Jimmy Swaggart acabou caindo no ostracismo depois de envolvimento em escândalos sexuais. O religioso era natural de Louisiana e ganhou notoriedade pregando o evangelho neopentecostal carismático.
Ele tinha um grande número de seguidores, porém foi flagrado no final da década de 80 acompanhado de uma prostituta. O escândalo abalou o ministério do evangelista.
Pedido de perdão
Apesar do ocorrido, ele continuou pregando, porém com uma audiência bem menor. Na época, o evangelista chegou a fazer um discurso emocionado se desculpando pelo que aconteceu. “Pequei contra vocês. Peço que me perdoem”, disse durante o sermão. Contudo, ele apresentou sua renúncia a igreja antes do anúncio da expulsão pela instituição religiosa.
O religioso explicou na ocasião que sabia que a demissão seria algo inevitável. Porém, ele disse que não havia outra escolha a não ser se desligar da instituição. O intuito de Swaggart era salvar o seu ministério.
Um fato curioso sobre o evangelista era o seu parentesco com uma grande estrela: o cantor Jerry Lee Lewis, astro do rock. Além do roqueiro, o religioso também era parente de Mickey Gilley que cantava música country.
Chamado ao evangelho
Swaggart contou que recebeu o chamado evangelístico quando tinha apenas oito anos. Ele disse que escutou a voz de Deus e sentiu arrepios. Desde os 23 anos, Swaggart se dedicou integralmente ao seu ministério. Ele pregava, tocava piano e cantava canções evangélicas. O americano.
Milhares de fiéis ouviram as pregações, se comoveram e com isso Swaggart ganhou notoriedade no final da década de 80. Nos últimos anos, ele ficou afastados dos holofotes.
