Fernando Barroso de Macedo, um voluntário brasileiro que servia na guerra da Ucrânia, sofreu ferimentos sérios ao pisar em uma mina terrestre em 29 de março de 2024, na região de Kherson. O incidente resultou em fraturas nas duas pernas, a perda do pé direito e da visão no olho esquerdo.
Atualmente, Fernando está hospitalizado em Odessa, onde passou por diversas cirurgias, incluindo procedimentos reconstrutivos no pé direito e nos olhos. Ele tem compartilhado ativamente vídeos de sua recuperação em suas redes sociais.
Ferimentos graves em pernas e olhos
Fernando sofreu ferimentos significativos devido à explosão de uma mina, resultando em uma fratura exposta no pé e perna direita e uma lesão por estilhaço na perna esquerda. Ele também teve lesões oculares graves, com um estilhaço atingindo diretamente seu olho esquerdo, e apenas uma parte da visão do olho direito pôde ser preservada.
Até o momento, Fernando foi submetido a pelo menos três cirurgias no pé direito e passou por diversos procedimentos oftalmológicos. Atualmente, ele se encontra em um processo de aceitação e compreensão da extensão de seus traumas.
Renda comprometida após afastamento
Após ser afastado da linha de frente devido aos seus ferimentos, Fernando enfrentou uma redução salarial de aproximadamente 80%, o que comprometeu sua capacidade de custear os tratamentos e a reabilitação necessários.
Para conseguir cobrir os custos médicos e a possível aquisição de uma prótese ocular, Fernando lançou uma vaquinha online com uma meta de R$ 20.000. Até o dia 8 de abril, a campanha já havia arrecadado mais de R$ 11.000, com o apoio de 81 doadores.
