Justiça toma decisão com adolescente que atacou escola e matou aluno de 9 anos

Adolescente invadiu escola no Rio Grande do Sul, deixou três feridos e matou aluno.

PUBLICIDADE

A Justiça do Rio Grande do Sul determinou, na noite de terça-feira (8), a internação provisória do adolescente de 16 anos responsável pelo ataque a uma escola no município de Estação, que resultou na morte de um aluno, além de deixar duas crianças e uma professora feridas.

A medida, prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), tem duração inicial de 45 dias. Por envolver menores de idade, o caso tramita sob segredo de justiça, e detalhes adicionais não foram divulgados.

Solicitação do Ministério Público em caso de ataque

O Ministério Público solicitou que o jovem seja responsabilizado por atos infracionais equivalentes aos crimes de homicídio consumado e tentativas de homicídio. O caso está sob investigação da Polícia Civil, que informou que o adolescente é morador da cidade e não possui antecedentes criminais. Apesar disso, ele já vinha sendo acompanhado por profissionais de saúde mental há mais de um ano.

A motivação do crime ainda é desconhecida. A vítima fatal foi o estudante Vitor André Kungel Gambirazi, de apenas 9 anos. Duas meninas de 8 anos, alunas do 3º ano do ensino fundamental, também ficaram feridas. Uma já recebeu alta médica, enquanto a outra segue internada em Erechim, mesma cidade onde uma professora de 34 anos, atingida durante o ataque, também permanece hospitalizada.

Como aconteceu o ataque à escola no RS

Segundo a polícia, o adolescente chegou à escola por volta das 9h40 alegando que entregaria um currículo. Após pedir para usar o banheiro, foi acompanhado por um monitor. Ao sair, ele se dirigiu a uma sala, retirou uma faca da mochila e começou a atacar os estudantes, utilizando até bombinhas para causar pânico. A professora foi ferida ao tentar proteger os alunos. Funcionários conseguiram conter o agressor até a chegada da polícia, que efetuou a apreensão.