Porquinhos ou limpinhos? Especialistas explicam o que acontece se tomar menos banhos no frio

Pele fica mais sensível com a queda de temperatura e especialistas apontam cuidados com banhos.

PUBLICIDADE

Com a queda nas temperaturas durante o inverno, também costuma diminuir a disposição para encarar o chuveiro. No entanto, especialistas afirmam que, apesar do desconforto nos dias frios, o banho pode ser um aliado na manutenção da saúde da pele — desde que alguns cuidados sejam adotados.

Diminuir a frequência dos banhos pode, em certas situações, ajudar a preservar a barreira protetora da pele, que tende a ficar mais sensível nessa época do ano. Especialistas apontam que a combinação de água muito quente e sabonetes agressivos pode remover os óleos naturais responsáveis por manter a pele hidratada e protegida.

Alerta de especialistas

Muitos dermatologistas alertam para a importância de adaptar os hábitos de higiene à estação. Joaquim Xavier, dermatologista do Hospital Sírio-Libanês, destaca que o banho é fundamental para a higiene da pele, cabelos e unhas, ajudando a reduzir o risco de infecções — especialmente em tempos de pandemia.

Ele explica que a falta de banho favorece o acúmulo de oleosidade, células mortas e poluição, acelerando o envelhecimento cutâneo e aumentando a incidência de micoses e infecções bacterianas. Para ele, o banho diário deve ser incentivado.

Banho em excesso pode eliminar camada de proteção

Juliana Piquet, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, compara a pele a um muro, onde as células seriam os tijolos e os lipídeos (óleos naturais) funcionariam como o cimento. Ao tomar muitos banhos, essa camada de proteção pode ser removida. A recomendação não é deixar de tomar banho, mas sim adequar a frequência conforme o estilo de vida de cada pessoa, como a prática de atividades físicas.

Ela também destaca que, mesmo suando menos no frio, o corpo continua produzindo secreções que precisam ser eliminadas. Para quem toma mais de um banho ao dia, recomenda-se evitar o uso de sabonete em todo o corpo e optar por óleos de banho, que são menos agressivos. Embora a água quente proporcione conforto, seu uso excessivo pode ser prejudicial à pele.

Entre as principais dicas para proteger a pele no inverno estão evitar banhos muito quentes e prolongados, substituir sabonetes em barra por opções líquidas ou óleos, e aplicar hidratante com a pele ainda úmida. Esse hábito ajuda a reter a umidade natural, essencial em uma estação marcada pelo clima seco.