O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre as exportações de produtos do Brasil para o país. A medida, que entra em vigor a partir de 1º de agosto, foi comunicada nesta quarta-feira, 09 de julho, por meio de uma carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Esta nova taxa será cobrada de forma separada das tarifas setoriais já existentes, como as que incidem sobre o aço e o alumínio brasileiros. Em abril deste ano, o Brasil já havia sido impactado por uma tarifa de 10% sobre seus produtos, além das taxas de 50% sobre aço e alumínio.
Relação Brasil e Estados Unidos
A decisão de Trump vem acompanhada de declarações que apontam para um descontentamento com o relacionamento comercial e político entre os dois países. O líder norte-americano alegou que o Brasil não está “sendo bom” para os EUA e justificou o aumento das tarifas por “ataques insidiosos” contra eleições livres no país.
Na carta enviada a Lula, Trump reiterou suas críticas ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado de golpe de Estado em 2022. Na correspondência, Trump expressou seu respeito por Bolsonaro, afirmando que teve um bom relacionamento com o ex-presidente anteriormente.
Tarifa necessária, segundo Trump
A tarifa de 50% é apresentada por Trump como uma resposta a essas ações e à percepção de um relacionamento comercial injusto. O presidente norte-americano enfatizou que o ocorrido da imposição da tarifa é “necessário ter isso para corrigir as graves injustiças do regime atual“.
