A Polícia Civil do Rio Grande do Sul abriu uma investigação para apurar as causas e possíveis responsabilidades na morte de Bianca Bernardon Zanella, de 11 anos. A menina, que era autista, caiu de um mirante no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, na última quinta-feira (10), enquanto passeava com os pais.
O acidente ocorreu em uma das áreas mais visitadas do Parque Nacional da Serra Geral. Conforme relatos das autoridades locais, não havia nenhum tipo de cerca ou proteção no local da queda, o que levanta questionamentos sobre a segurança oferecida aos visitantes. A menina teria saído correndo repentinamente, o que dificultou a ação dos pais.
Resgate da menina de 11 anos
Equipes do Corpo de Bombeiros, do Batalhão de Aviação da Brigada Militar e do Batalhão de Salvamento de Porto Alegre participaram da operação de resgate. O corpo de Bianca foi localizado cerca de 70 metros abaixo do ponto de queda e retirado do local por volta das 23h.
O delegado responsável pelo caso informou que testemunhas serão ouvidas e a perícia realizada no local da queda será fundamental para entender se houve negligência ou se o episódio foi uma fatalidade. A investigação também deverá avaliar as medidas de segurança do parque e possíveis falhas na sinalização.
Parque foi fechado nesta sexta-feira (11)
Enquanto as apurações seguem, o Parque Fortaleza foi temporariamente fechado. A prefeitura de Cambará do Sul e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) afirmaram que estão prestando total apoio à família da vítima e às autoridades envolvidas.
