No último domingo, 13 de julho, a influenciadora Andrea Schwarz, que é paraplégica e usuária de cadeira de rodas, utilizou suas redes sociais para expor um episódio de discriminação ocorrido em um dos restaurantes mais prestigiados de São Paulo, o L40 Cozinha de Latitude.
Em sua postagem no Instagram, Andrea iniciou seu desabafo com a afirmação: “Chique mesmo é ter empatia!”. Ela criticou a falta de respeito que enfrentou no local, apesar de sua sofisticação, complementando: “Não adianta estar no 40º andar de um hotel luxuoso se não se consegue alcançar o básico: respeito. Ontem [sábado, 12/7] vivi uma experiência frustrante em um dos restaurantes mais badalados de São Paulo”.
Jantar frustrado
Segundo Andrea, o que era para ser um jantar romântico para ela e o marido rapidamente se transformou em uma dura lição sobre a ausência de empatia e o quão distante a sociedade ainda está de alcançar uma inclusão verdadeira. Andrea chegou com uma reserva confirmada, arrumada, feliz e pronta para aproveitar a noite.
No entanto, no momento em que a anfitriã a viu em uma cadeira de rodas, imediatamente declarou: “Só temos mesas altas para vocês”. Ainda conforme Andrea, apesar de haver mesas baixas vazias por perto, eles foram recebidos com uma recusa rígida, fria e inflexível. Ela acredita que não era por falta de espaço, mas sim por uma clara falta de consideração.
Sem opção adequada
A única opção oferecida foi uma mesa improvisada do lado de fora, com 15 graus de temperatura e um vento cortante, e absolutamente nenhuma condição de acessibilidade. Consequentemente, Andrea e o marido foram embora. Andrea concluiu sua declaração enfatizando que a verdadeira sofisticação e o luxo não podem existir em um ambiente desprovido de empatia. Ela ressaltou que a questão vai além do uso de uma cadeira de rodas; trata-se fundamentalmente de humanidade.
