Momentos antes da tragédia que chocou o país, um grupo de estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) registrou em foto o início de uma viagem marcada por fatalidade. A imagem foi feita ainda na segunda-feira (14), antes do comboio partir de Belém em direção a um congresso estudantil.
Na fotografia, os alunos aparecem com bandeiras de movimentos estudantis, sorridentes e sem imaginar o desfecho trágico que estava por vir. O acidente aconteceu na manhã de quarta-feira (16), em um trecho da BR-153, em Goiás. Uma colisão envolvendo uma carreta, um ônibus e um micro-ônibus causou a morte de cinco pessoas.
Entre as vítimas fatais estão três estudantes da UFPA, além do motorista do micro-ônibus e do condutor da carreta. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que outros passageiros ficaram feridos e alguns chegaram a ficar presos nas ferragens.

Dois veículos de universitários se envolveram na colisão
Cerca de 170 estudantes participavam da viagem em quatro veículos fretados, conforme nota divulgada pela universidade. Dois desses veículos se envolveram diretamente na colisão. Os feridos foram levados para hospitais de Goiás e do Tocantins, e a prioridade tem sido o atendimento médico emergencial e o suporte às famílias.
Luto oficial
A UFPA decretou luto oficial de três dias e está prestando apoio às famílias no Campus Belém, que se tornou ponto de referência para busca de informações. Autoridades, como o presidente Lula e o governador de Goiás, também se pronunciaram sobre o acidente, prestando solidariedade aos familiares e amigos das vítimas.
