Voo TAM 3054: maior acidente aéreo da história do Brasil causou 199 mortes há 18 anos

Acidente aconteceu no dia 17 de julho de 2007, após pouso no Aeroporto de Congonhas.

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O dia 17 de julho de 2007 era uma terça-feira chuvosa na cidade de São Paulo. O aeroporto de Congonhas, encravado em uma região populosa da zona sul da capital paulista, chegou a ser fechado por algumas horas naquele dia devido aos riscos para aeronaves que fossem pousar.

Reaberto, Congonhas foi palco da maior tragédia da história da aviação brasileira. O avião Airbus A320-233 da TAM, que operava com o prefixo PR-MBK (Papa Romeu – Maike Bravo Kilo) e fazia o trajeto Porto Alegre-São Paulo, estava completamente lotado. Ninguém a bordo da aeronave sobreviveria.

Acidente fatal

A aeronave levava 181 passageiros e seis tripulantes. O detalhe é que esta aeronave tem 180 lugares, mas havia uma criança que viajava no colo da mãe. Além disso, eram seis os tripulantes. A aeronave tocou o solo da pista de Congonhas, mas não freou como se esperava, atravessou toda a pista, voou sobre a Avenida Washington Luís e bateu no prédio da TAM do outro lado da via. 

A explosão resultou na morte de todos os 187 ocupantes do avião e de mais 12 pessoas que estavam em solo. Quatro corpos nunca foram encontrados e os familiares tiveram que realizar enterros simbólicos para marcar a despedida dos entes queridos. 

Relatório do Cenipa

O avião era pilotado por Henrique Stephanini Di Sacco, de 54 anos, e Kleyber Aguiar Lima, 54. De acordo com dados do relatório do Cenipa, as manetes de potência do avião, responsáveis por determinar a velocidade dos motores, estavam na posição Climb antes do pouso – o normal para quando a aeronave está em voo. 

Segundos antes do momento do pouso, as manetes deveriam levadas para a posição Idle (parado em inglês) – espécie de ponto morto, que diminui a velocidade dos motores. Depois de tocar a pista, elas poderiam ser levadas para a posição Reverse, que ativa o reverso dos motores – responsável pela frenagem, especialmente em pistas mais curtas.

O reverso do motor direito estava inoperante. Os pilotos levaram a manete do motor esquerdo para Reverse, mas o do direito permaneceu em Climb. Na prática, o lado esquerdo freou, enquanto o direito acelerava, isso explica a guinada que o avião deu à esquerda, indo em direção ao prédio da TAM do outro lado da avenida Washington Luis.

Apontamentos do Cenipa

O Cenipa apontou erros do piloto, posição incorretas da manete, falta de infraestrutura aeroportuária, autonomia excessiva dos computadores da aeronave. Os groovings – ranhuras na pista – passaram a ser debatidos com exaustão após o acidente que encerrou 199 vidas.