Vídeo: Rússia é atingida por tsunami após terremoto de magnitude 8,8; vários países emitem alerta

Um terremoto de magnitude 8,8 na Rússia provocou um tsunami que atingiu a costa leste do país.

PUBLICIDADE

Um terremoto de magnitude 8,8 atingiu a costa leste da Rússia na terça-feira, 29 de julho, provocando um tsunami que causou destruição e colocou diversos países do Pacífico em estado de alerta. Imagens que circulam nas redes sociais e divulgadas pela imprensa local mostram a força da água arrastando casas e outras estruturas na Península de Kamtchatka.

O tremor, cujo epicentro foi localizado a 125 km de Petropavlovsk-Kamchatsky, uma cidade com 165 mil habitantes, teve uma profundidade de 19,3 km, fator que pode ter contribuído para a formação do tsunami. O terremoto gerou alertas de tsunami para diversos países, incluindo Japão, Estados Unidos, México, Chile e Equador.

Alertas de tsunami em diversas partes do mundo

O Serviço Geológico dos Estados Unidos emitiu alertas para a Rússia, Japão, Alasca e Havaí, informando que “ondas de tsunami podem ultrapassar 3 metros“. A Agência Meteorológica do Japão colocou toda a costa leste do país em alerta, prevendo ondas de até três metros.

Terremoto mais forte em décadas

Alertas de emergência foram emitidos e a população foi orientada a se afastar das áreas costeiras. Na Rússia, o governador regional de Kamtchatka, Vladimir Solodov, descreveu o evento como o terremoto mais forte registrado na região em décadas.

Danos materiais foram relatados, e as autoridades pediram à população que se afastasse das áreas costeiras.  A agência de notícias estatal Tass informou que várias pessoas sofreram ferimentos leves, inclusive em um aeroporto regional.