Horas após o terremoto de magnitude 8,8 atingir a região de Kamtchatka, no extremo oriente russo, o vulcão Klyuchevskoy, o mais alto da península, entrou em erupção. O Serviço Geofísico Unificado da Academia Russa de Ciências emitiu um alerta por volta das 16h (horário local) desta quarta-feira (30), confirmando a atividade vulcânica. Relatórios preliminares indicaram fluxo de lava incandescente descendo pela encosta oeste do vulcão.
O Klyuchevskoy, que está a 4.850 metros acima do nível do mar, já havia apresentado sinais de instabilidade nos últimos dias. Na semana anterior ao terremoto, equipes de resgate haviam recomendado que a população evitasse visitas à área devido ao aumento da atividade sísmica. A erupção atual é a primeira desde abril de 2025, demonstrando o impacto das movimentações geológicas na região.
Autoridades monitoram situação
Segundo a agência russa RIA, explosões foram ouvidas e um brilho intenso podia ser observado no topo do vulcão. Embora ainda não haja relatos de vítimas ou destruição direta causadas pela erupção, autoridades seguem monitorando a situação. A possibilidade de novas atividades vulcânicas permanece alta, dada a instabilidade geológica que afeta o Círculo de Fogo do Pacífico.
A erupção ocorreu após um terremoto considerado o mais intenso desde 1952 na região. O epicentro foi localizado a 125 km de Petropavlovsk-Kamchatsky, a 19,3 km de profundidade. O tremor resultou em um tsunami com ondas de até 4 metros, atingindo a costa da península e provocando evacuações em diversas áreas. A relação entre o terremoto e a erupção ainda está sendo estudada pelos cientistas russos.
Alerta máxima em região atingida
O cenário na Península de Kamtchatka é de alerta máximo. Além dos danos materiais causados pelo terremoto e das ondas do tsunami, agora os moradores enfrentam também o risco associado à atividade vulcânica. A resposta das autoridades tem sido rápida, com evacuações e alertas sendo emitidos tanto nacional quanto internacionalmente para mitigar os impactos dessa sequência de desastres naturais.
