Um avião A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça caiu na manhã desta quarta-feira, 30 de julho, durante um treinamento em uma área rural próxima a Porto Ferreira, no interior de São Paulo. O piloto conseguiu se ejetar a tempo e, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), não sofreu ferimentos graves.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram os destroços da aeronave no local do acidente. A FAB confirmou que o incidente ocorreu por volta das 10h30, durante um exercício de rotina em uma área desabitada, designada para as atividades do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA).
Investigações em andamento
O piloto, após ejetar, foi prontamente atendido por equipes médicas e submetido aos protocolos padrão para esse tipo de situação. A FAB informou que ele passa bem. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) enviou investigadores ao local para apurar as causas do acidente. O Corpo de Bombeiros de Porto Ferreira também esteve presente na área.
Um dia antes da ocorrência, a Esquadrilha da Fumaça havia realizado uma apresentação especial em comemoração ao aniversário de 129 anos de Porto Ferreira. Em uma publicação nas redes sociais, o Esquadrão destacou a participação no evento: “Na tarde desta terça-feira, 29, a Fumaça fez a cidade parar em pleno aniversário de 129 anos do município!”.
Apresentação especial precede acidente
A Esquadrilha da Fumaça, conhecida por suas acrobacias aéreas, utiliza o A-29 Super Tucano, uma aeronave turboélice de fabricação brasileira, projetada para missões de ataque leve, treinamento avançado e demonstrações aéreas. A equipe realiza treinamentos regulares para manter o alto nível de precisão e segurança em suas apresentações.
A FAB ressaltou que a área escolhida para o treinamento é desabitada e especificamente destinada a atividades do EDA, minimizando riscos à população. As investigações do CENIPA buscarão esclarecer as circunstâncias que levaram à queda da aeronave e adotar medidas para prevenir futuros incidentes. A FAB se comprometeu a divulgar mais informações à medida que as investigações avançarem.
