Bela Gil não se cala, após repercussão de padre que fala em ressuscitação de Preta Gil: ‘desrespeitoso’

Padre da Paraíba fez comentário sobre morte da cantora Preta Gil e causou polêmica.

PUBLICIDADE

O padre Danilo César, da Paraíba, gerou forte repercussão após fazer declarações consideradas ofensivas e preconceituosas durante uma missa, na qual ironizou a fé da cantora Preta Gil. O religioso questionou a eficácia dos orixás, divindades das religiões de matriz africana, ao comentar a morte da artista.

A declaração foi registrada em vídeo e amplamente compartilhada nas redes sociais, provocando acusações de intolerância religiosa. “Como é o nome do pai de Preta Gil? Gilberto Gil fez uma oração aos orixás, cadê esses orixás que não ressuscitaram Preta Gil? Já enterraram?”, disse o padre, durante a celebração.

A fala causou indignação, especialmente por ter como alvo uma figura pública recém-falecida. Preta Gil morreu no dia 20 de julho, nos Estados Unidos, onde fazia tratamento experimental contra um câncer desde maio. Em janeiro de 2023, ela havia sido diagnosticada com câncer de intestino.

Bela Gil se manifesta

Bela Gil, irmã de Preta, reagiu à declaração nas redes sociais, repostando um vídeo sobre o episódio. “É cada absurdo que a gente precisa ouvir… seu padre desrespeitoso”, escreveu Bela Gil na legenda. A manifestação pública da família reforçou o tom de repúdio à atitude do religioso, gerando uma onda de apoio por parte de usuários das redes sociais.

Conteúdo removido

Após a ampla divulgação do vídeo, a conta do padre Danilo César no Instagram foi desativada, e o conteúdo também foi removido do canal da paróquia no YouTube. Ainda não houve posicionamento oficial da Igreja Católica sobre o caso, mas internautas cobraram uma resposta institucional diante do episódio.