Um menino de 10 anos morreu após ser picado por um escorpião em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. A tragédia ocorreu na última sexta-feira (1º), enquanto Kauã Hummel brincava em uma quadra no bairro Vila Toninho. Ao tentar derrubar uma goiaba usando uma pedra do chão, o garoto acabou sendo picado pelo animal venenoso, iniciando uma corrida contra o tempo para tentar salvá-lo.
Levado às pressas pela mãe, Stefanie Caroline Alves de Lima, ao pronto-socorro da Vila Toninho, Kauã recebeu apenas uma anestesia. No entanto, a família foi informada de que a unidade não possuía o soro antiescorpiônico necessário.
Transferência para hospital
Devido à gravidade do caso, o menino foi rapidamente transferido para o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), que possui estrutura para casos mais complexos. No HCM, os profissionais seguiram todo o protocolo recomendado para acidentes com escorpiões.
O garoto recebeu o soro adequado e passou a ter suporte clínico intensivo. Mesmo com todos os esforços, o estado de saúde de Kauã se agravou. Ele foi entubado, sedado e, infelizmente, sofreu uma parada cardiorrespiratória. O óbito foi confirmado no domingo (3), dois dias após o incidente.
Secretaria de Saúde toma atitude
A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, por conta da fatalidade do fato, tomou uma atitude às pressas e informou que está conduzindo uma apuração para entender os detalhes do atendimento inicial e avaliar a conduta dos profissionais. O sepultamento de Kauã Hummel aconteceu na segunda-feira (4), às 14h, no Cemitério São João Batista.
