Vanuza Moura, de 23 anos, foi detida neste domingo (10) em Realengo, zona oeste do Rio, após deixar os filhos de 8 meses e 5 anos sozinhos para ir a um baile funk. Segundo a polícia, o bebê foi encontrado sem vida quando a mãe retornou para casa, na manhã seguinte.
De acordo com a investigação, a mulher deixou uma mamadeira pronta e pediu que o filho mais velho alimentasse o bebê caso ele chorasse. Ela saiu ainda de madrugada e permaneceu fora por mais de seis horas. Ao voltar, encontrou a criança sem respirar e teria tomado uma atitude desesperada.
Mãe retornou para casa e tentou levar filho à UPA
A mãe tentou levá-lo à Unidade de Pronto Atendimento de Magalhãs Bastos, mas a equipe médica constatou que o bebê já havia morrido. A prisão foi feita no próprio hospital, numa ação conjunta entre a Polícia Militar e os policiais civis que atuam na 34ª Delegacia de Polícia.
No imóvel, policiais identificaram condições de insalubridade e falta de segurança para crianças. Testemunhas ouvidas pelos investigadores que estiveram no local confirmaram que a mãe costumava deixar os filhos sozinhos com frequência.
Mulher que deixou filho em casa para ir a baile foi presa
Vanuza vai responder pelo crime de abandono de incapaz seguido de morte. O menino de 5 anos foi retirado de casa e encaminhado ao Conselho Tutelar para receber os cuidados necessários. A mulher detida teria outros três filhos, mas não é ela quem cuida deles. Até a publicação deste texto, não havia nenhuma manifestação por parte da defesa de Vanuza.
