Um acidente grave registrado na madrugada desta terça-feira (12) mobilizou bombeiros, equipes médicas e policiais em Quatro Barras, Região Metropolitana de Curitiba. Uma explosão na fábrica da Enaex Brasil, especializada na produção e armazenamento de materiais explosivos, resultou em mortes e no desaparecimento de pelo menos oito pessoas.
O secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson, confirmou as informações por volta das 9h. De acordo com as primeiras apurações, a explosão aconteceu às 5h50 em um setor de cerca de 25 metros quadrados, onde havia estoque de explosivos.
A intensidade foi tamanha que moradores de cidades próximas, como Pinhais, Bocaiúva do Sul e até bairros de Curitiba, relataram sentir o impacto. Algumas residências próximas apresentaram danos estruturais, segundo relatos de moradores à RPC.
Corpo de Bombeiros trabalha no local
Três funcionários que não estavam na zona crítica do incidente sofreram lesões leves e foram atendidos no local. O Corpo de Bombeiros atua na localização dos desaparecidos, enquanto técnicos trabalham para garantir a estabilidade da área. As operações de resgate seguem em ritmo intenso, mas com cautela, devido ao risco de novos incidentes.
Uma explosão na fábrica da Enaex Brasil, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, Paraná, deixou mortos e desaparecidos na madrugada desta terça (12). Segundo as autoridades, oito pessoas estão desaparecidas. O acidente ocorreu por volta das 5h50, em uma área… pic.twitter.com/V91nPWS6OH
— InfoMoney (@infomoney)
A capitã Luisiana, porta-voz dos bombeiros, afirmou que houve pequenos focos de incêndio logo após a explosão, mas todos foram controlados rapidamente. A empresa opera em regime ininterrupto, o que fez com que houvesse trabalhadores no momento do acidente.
Empresa se manifestou
Em nota à imprensa, a Enaex Brasil informou que a fábrica foi evacuada e que está colaborando com as investigações. Até o momento, não há informações sobre o que teria provocado a detonação, que segue sendo apurada pelas autoridades competentes.
