Uma explosão em uma fábrica de materiais explosivos da Enaex Brasil, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, provocou mortes e desaparecimentos nesta terça-feira (12). O secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson, confirmou o caso pela manhã.
Até o momento, não há número oficial de vítimas fatais. Segundo a empresa, nove pessoas estão desaparecidas — seis homens e três mulheres — e sete ficaram feridas.
Diretor da fábrica de explosivos se pronuncia
O acidente ocorreu por volta das 5h50, em um setor de 25 metros quadrados onde explosivos eram preparados para transporte, conforme o Corpo de Bombeiros. A fábrica, que opera 24 horas por dia, foi evacuada. As famílias dos desaparecidos receberam apoio psicológico no local. Moradores relataram ter ouvido um forte estrondo, registrado por câmeras de segurança, que causou danos a residências e comércios próximos.
Daniel Oliveira, diretor da empresa, afirmou que familiares das vítimas vêm recebendo apoio psicológico. “Estou consternado, nossas equipes, todos que trabalham aqui, é uma empresa que atua já faz tempo aqui neste local, muita gente aqui da região. Então tá muito triste“, disse Oliveira.
Buscas e medidas de segurança
Segundo a capitã Luisiana, do Corpo de Bombeiros, a área atingida armazena material explosivo e apresentou focos de incêndio, rapidamente controlados. As buscas começaram no início da tarde, após verificação de segurança para evitar novas explosões. Três pessoas que estavam fora da área principal sofreram ferimentos leves. A prefeitura informou que a empresa possui licenças e segue protocolos de segurança.
