Uma mulher de 41 anos foi presa em Itanhaém, litoral de São Paulo, após confessar ter tirado a vida do próprio pai, de 74 anos. O crime ocorreu no sábado (16) e veio à tona depois que a suspeita foi encontrada nua na orla da praia, confessando o ato aos guardas municipais que a abordaram.
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), a mulher, identificada como designer têxtil, afirmou ter desferido 20 facadas no pai, Marcos Ferreira Linhares, dentro do apartamento onde viviam, na Avenida Condessa de Vimieiros, região central da cidade.
Investigação apura alegações de exploração sexual
Em depoimento à Polícia Civil, a mulher alegou que a motivação do crime seria o estresse acumulado por anos cuidando do pai, que sofria de comorbidades e havia perdido a fala após um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Ela também relatou ter sido explorada sexualmente por ele desde a infância e que se prostituía sem receber pagamento, por influência dele. A suspeita afirmou que havia materiais com conteúdo adulto no apartamento, relacionados à exploração sexual infantil, incluindo vídeos em um tablet, HDs, pen drives e um computador.
O delegado Luiz Carlos Vieira, responsável pelo caso, informou que as informações prestadas pela filha serão investigadas. “Se verdadeira, podem ter influência no desfecho triste do caso”, declarou ao G1. Os dispositivos eletrônicos foram apreendidos e encaminhados para perícia. “[A filha] alegou nesse sentido sim de que se prostituía, segundo ela, por influência do pai, por algo que aprendeu desde criança”, afirmou o delegado.
Prisão em flagrante e investigação em andamento
Imagens obtidas pelo G1 mostram a mulher exibindo as partes íntimas para motoristas no Centro de Itanhaém, próximo à praia, antes de ser abordada pelos guardas municipais. Após a confissão, os agentes se dirigiram ao apartamento onde encontraram o corpo de Marcos Ferreira Linhares com a faca cravada no abdômen.
A filha foi presa em flagrante no sábado (16) e teve a prisão preventiva decretada no domingo (17). A Polícia Civil realizou perícia no local do crime e o caso foi registrado como homicídio na Delegacia Sede de Itanhaém.
A suspeita foi encaminhada à cadeia feminina de São Vicente, onde permanece à disposição da Justiça. O delegado informou que a mulher alegou dificuldades para cuidar do pai, especialmente após ele perder a fala devido ao AVC. Segundo ela, o idoso também tinha outras comorbidades, o que agravava a rotina.
A mulher relatou que, por volta das 9h da manhã do sábado, preparou o café da manhã e foi tomada por forte tensão emocional. “Se apossou de uma faca, se dirigiu ao pai, que estava deitado na cama, que fica na sala da casa, e deferiu-lhe [os golpes]”. A Polícia Civil não descarta a hipótese de surto. “Pelo quadro que ela se encontrava, ela tirou ali as roupas e decidiu sair nua, onde foi encontrada por uma equipe da Guarda Municipal”.
