Trump envia carta a Jair Bolsonaro; Eduardo diz que gesto traz ‘conforto’ ao pai

Carta foi entregue pessoalmente a Eduardo Bolsonaro e traz críticas a Moraes.

PUBLICIDADE

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) publicou uma mensagem no X, antigo Twitter, para expressar gratidão a Donald Trump. O ex-presidente dos Estados Unidos enviou uma carta a Jair Bolsonaro, na qual manifesta solidariedade ao ex-presidente brasileiro, que está em prisão domiciliar por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo Eduardo Bolsonaro, Trump, na correspondência, declarou que o pai estaria sendo submetido a um “tratamento terrível” pelo ministro Alexandre de Moraes e garantiu que está acompanhando a situação “de perto”. Para o deputado, a atitude do ex-presidente norte-americano serve como um conforto para Jair Bolsonaro diante das restrições judiciais que enfrenta.

Carta como alívio

“O presidente Jair Bolsonaro se encontra atualmente, mesmo sem qualquer condenação, proibido de dar entrevistas, de ter celular, de usar suas redes sociais, ou mesmo de se comunicar comigo, seu filho. Mesmo assim, posso garantir que esta carta, entregue a mim pessoalmente, original e devidamente assinada, lhe trará grande alegria”, escreveu Eduardo.

Apesar de ter apoio ao nível internacional, o ex-presidente Jair Bolsonaro continua sendo investigado pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A acusação é de que ele estaria à frente de um plano para prejudicar a democracia brasileira.

Investigações em curso

O procurador-geral, Paulo Gonet, pede que Bolsonaro seja condenado pelos crimes de organização criminosa, tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, além de causar danos ao patrimônio público. A PGR afirma que as ações de Bolsonaro mostram um esquema planejado que teve um impacto direto nas instituições do Brasil.