Presídio onde está Hytalo Santos abriga 350 presos a mais que a capacidade

Unidade prisional tem 889 detentos, apesar de capacidade máxima para 521 internos.

PUBLICIDADE

Após um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça da Paraíba, o influenciador Hytalo Santos e seu marido, Israel Nata Vicente, foram levados para o Centro de Detenção Provisória de Pinheiros I, em São Paulo, na última segunda-feira (18).

A detenção do casal ocorreu na sexta-feira anterior (15), em Carapicuíba, depois de uma viagem de mais de 2,8 mil quilômetros, vindo da Paraíba. Segundo o delegado Fernando David de Melo Gonçalves, do Deic, eles estavam sob monitoramento e a suspeita era de que estivessem em rota de fuga do país. Durante a abordagem, a polícia apreendeu oito celulares e um veículo Land Rover.

Unidade enfrenta superlotação histórica

A unidade onde os dois estão detidos, o CDP de Pinheiros I, enfrenta um grande problema de superlotação. A capacidade é para 521 presos, mas o local abriga 889, cerca de 350 detentos a mais do que o limite. A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) informou que o complexo de Pinheiros, que é formado por quatro centros, tem um total de 3.827 detentos, o que representa 56% a mais do que a capacidade prevista de 2.452.

Investigação apura exploração de menores

As investigações sobre Hytalo e Israel, conduzidas pelo Ministério Público da Paraíba (MP-PB) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) desde 2024, apuram acusações graves. Os dois são suspeitos de explorar, erotizar e adultizar crianças e adolescentes em seus conteúdos online.

De acordo com o promotor João Arlindo, de João Pessoa, há indícios de um esquema em que o influenciador teria encorajado a emancipação de menores em troca de presentes. Já em Bayeux, a promotora Ana Maria França investiga relatos de vizinhos sobre festas na casa do influenciador, onde adolescentes teriam participado de atividades inapropriadas.