Carcinoma Basocelular: estes são os 4 sinais que não podem ser ignorados no câncer que atingiu Fernanda Rodrigues

Atriz usou as redes sociais para falar sobre retorno da doença menos de um ano depois de cirurgia.

PUBLICIDADE

A atriz Fernanda Rodrigues voltou a falar sobre saúde nesta semana. Em vídeo postado nas redes sociais na segunda-feira (18), ela revelou que precisará passar por uma segunda cirurgia para retirada de carcinoma basocelular, o tipo mais comum de câncer de pele.

Segundo Fernanda, este é o segundo episódio da doença no período de um ano. Ela destacou que, apesar do susto, o carcinoma tem tratamento e exige acompanhamento constante. Fernanda destacou que conhece pessoas que já operaram algumas vezes.

Câncer de pele

O carcinoma basocelular é o câncer de pele mais diagnosticado no mundo e responde por 80% dos casos de pele não melanoma no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A enfermidade está diretamente ligada à exposição solar e atinge principalmente regiões como rosto, pescoço e braços.

De acordo com especialistas, esse tipo de câncer raramente causa metástases, mas pode provocar grandes danos locais se não tratado. A oncologista Veridiana Camargo deu entrevista ao g1 e explicou que o tumor cresce lentamente e destrói os tecidos ao redor. “O grande risco é deixar a lesão evoluir sem tratamento”, disse.

Sintomas que não podem ser ignorados

Quatro sinais não devem ser ignorados de forma nenhuma. O primeiro deles são as feridas que não cicatrizam por semanas. O segundo são carocinhos ou nódulos de aspecto perolado ou translúcido. 
Manchas avermelhadas que podem sangrar também merecem atenção especial. Crostas persistentes que voltam a abrir é o quarto fator importante a não ser ignorado.