Erro em hemodiálise faz jovem de 29 ser internado em estado gravíssimo: ‘infusão acidental…’

Bruno Rodrigues Ventura dos Santos tem 29 anos e segue internado após em situação grave.

PUBLICIDADE

Um erro durante uma sessão de hemodiálise deixou o entregador Bruno Rodrigues Ventura dos Santos, de 29 anos, em estado gravíssimo. Ele está em coma após ter recebido ácido peracético, substância usada para limpeza das máquinas, no lugar da solução correta, em uma clínica de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.

A família relata que Bruno era um rapaz ativo, apesar da doença renal crônica que o obrigava a fazer o tratamento. “Quem olha ele na rua não sabe que é doente renal. Ele anda de moto, joga videogame, vê televisão, é muito ativo”, contou o pai, Márcio Luiz Alves dos Santos.

Bruno Rodrigues Ventura permanece internado 

No dia do acidente, os familiares aguardavam do lado de fora da clínica e perceberam uma movimentação incomum. Pouco depois, viram o filho sendo retirado em estado crítico, já intubado e com sinais de hemorragia. Desde então, ele permanece internado no hospital da cidade.

De acordo com o laudo médico, a complicação foi causada por “infusão acidental de ácido peracético”, o que levou a edema cerebral e rebaixamento do nível de consciência. O documento ainda cita hemorragia como um dos agravantes do quadro de saúde do rapaz.

Investigação do ocorrido com jovem em clínica

O caso foi registrado na Polícia Civil e também comunicado a órgãos de fiscalização sanitária. O pai afirma que não foi apenas uma falha individual, mas uma sequência de erros que poderiam ter vitimado qualquer outro paciente. A investigação segue em andamento e deve determinar o que de fato aconteceu.