Durante a transmissão ao vivo do desfile militar em Pequim, nesta quarta-feira (3), trechos de uma conversa entre Xi Jinping, Vladimir Putin e Kim Jong-un foram captados por microfones. O encontro marcou as celebrações dos 80 anos da derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, mas chamou atenção pela pauta inesperada: a longevidade humana e até a possibilidade de viver para sempre.
Segundo a Bloomberg, enquanto subiam o Portão da Paz Celestial para a cerimônia, Xi comentou sobre avanços na expectativa de vida: “Antigamente, as pessoas raramente viviam até os 70 anos, mas hoje em dia, aos 70 anos, você ainda é uma criança”, disse, em mandarim.
Putin fala em transplantes e “imortalidade”
Na sequência, Putin respondeu gesticulando, antes que um tradutor transmitisse sua fala: “Com o desenvolvimento da biotecnologia, órgãos humanos podem ser continuamente transplantados, e as pessoas podem viver cada vez mais jovens, e até mesmo alcançar a imortalidade”. O comentário foi repetido em coreano, indicando que Kim também acompanhava o diálogo.
Posteriormente, ao ser questionado pela imprensa, Putin confirmou a conversa e ironizou ter dialogado com os líderes mundiais sobre o tema de seres humanos viverem mais. Em tom amistoso, Putin agiu com ironia a sua fala.
Lideranças e sucessões no horizonte
A fala ocorre em um momento simbólico para os três líderes. Xi Jinping, de 72 anos, se prepara para um possível quarto mandato na China em 2027. Putin, também de 72, já alterou as leis russas para permanecer no poder por mais tempo. Kim Jong-un, de 41, chamou atenção ao participar do evento com sua filha, gesto visto como um indício de preparação para a sucessão.
