O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV neste sábado (6), às 20h30, véspera do Dia da Independência. De acordo com o comunicado oficial, a fala terá 5 minutos e 25 segundos de duração e será transmitida em rede obrigatória.
Segundo apuração da CNN Brasil, Lula deve destacar no discurso a defesa do PIX e ainda criticar as recentes tarifas impostas pelos Estados Unidos contra o Brasil. A fala ocorre em meio às tensões econômicas e políticas que marcam a semana do feriado nacional.
Lula critica pedido de anistia de Bolsonaro
Na última sexta-feira (5), em entrevista ao SBT, o presidente fez duras críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “O cidadão cometeu essas barbáries todas, e ele agora começa um processo de pedir anistia antes de ser julgado. Ora, o fato de ele estar pedindo anistia antes de ser julgado significa que ele sabe que é culpado. Ele está se autocondenando, porque o papel dele agora está provando a inocência dele”, afirmou Lula.
As declarações ocorrem em paralelo ao julgamento iniciado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que analisa a responsabilidade de Bolsonaro e outros sete aliados em uma suposta tentativa de golpe para impedir a posse de Lula em 2023 e manter o ex-presidente no poder.
STF julga trama golpista
Bolsonaro e seus correligionários são réus por tentativa de golpe de Estado. A decisão do STF pode definir não apenas o futuro político do ex-presidente, mas também consolidar o tom das celebrações de 7 de Setembro, data marcada por discursos sobre democracia e liberdade.
