Ex-primeira-dama do Rio de Janeiro, Mariangeles Maia morre aos 76 anos; filho presta homenagem

Mariangeles estava internada na Clínica São Vicente e faleceu em decorrência de um AVC hemorrágico.

PUBLICIDADE

Mariangeles Maia, ex-primeira-dama do Rio de Janeiro, faleceu na noite desta sexta-feira (5/9) aos 76 anos. Ela estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio. De acordo com o G1, a morte ocorreu devido a um AVC hemorrágico.

Em homenagem à ex-primeira-dama, a Prefeitura do Rio decretou luto oficial de três dias. O velório acontecerá no domingo (7/9) no Palácio da Cidade, em Botafogo, e o sepultamento será no Cemitério São João Batista.

Quem era Mariangeles Maia?

Mariangeles era casada há 56 anos com César Maia, ex-prefeito do Rio e atualmente vereador. Natural de Santiago, no Chile, ela conheceu César durante seu exílio no país em 1969, período do regime militar no Brasil.

O casal teve dois filhos, Rodrigo e Daniela Maia, e oito netos. Durante os três mandatos do marido, que somaram 12 anos, Mariangeles atuou como primeira-dama, conduzindo projetos sociais e implementando políticas públicas voltadas às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Seguindo a trajetória política da família, Rodrigo Maia chegou a presidir a Câmara dos Deputados, enquanto Daniela Maia ocupa atualmente o cargo de secretária de Turismo do Rio de Janeiro.

Pronunciamento do filho

Rodrigo Maia, profundamente abalado com a perda, prestou uma homenagem emocionante à mãe nas redes sociais. Ele escreveu que Mariangeles deixou a família, lembrando sua vida marcada por amor e história, sempre ao lado do marido, César Maia, com quem compartilhou quase toda a trajetória. Segundo ele, ela foi uma mãe e avó dedicada e presente.

Rodrigo acrescentou que sua mãe era o elo que mantinha a família unida, um verdadeiro alicerce e exemplo de vida. “Seu amor permanecerá para sempre em nossos corações. Obrigado, mãe, por tanto”, completou.