Dez pessoas perderam a vida e ao menos 61 ficaram feridas no centro do México após a colisão de um trem de carga com um ônibus de dois andares. A operadora ferroviária Canadian Pacific Kansas City de México afirmou que o ônibus teria tentado atravessar à frente do trem em movimento, provocando o acidente, mas a polícia segue investigando as circunstâncias.
A companhia ferroviária manifestou suas condolências às famílias das vítimas e reforçou o pedido para que motoristas respeitem as sinalizações e ordens de parada nos cruzamentos. Até o momento, a empresa de ônibus Herradura de Plata não se pronunciou sobre o ocorrido.
O acidente aconteceu em uma área industrial na rodovia que liga Atlacomulco a Maravatio. Segundo a procuradoria-geral do Estado do México, sete mulheres e três homens morreram na colisão.
Histórico de acidentes nesta região
Acidentes graves com ônibus são comuns na região. Segundo dados do governo de 2023, foram registrados 12.099 acidentes em rodovias federais, causando cerca de 6.400 feridos e quase 1.900 mortes.
Acidente entre trem e ônibus deixa 10 mortos e mais de 60 feridos no México. pic.twitter.com/Bhu92FagME
— Band Jornalismo (@BandJornalismo)
Em fevereiro, um caso parecido aconteceu no sul do México, quando um ônibus a caminho de Tabasco bateu em um trator e acabou incendiando-se. O acidente causou a morte de mais de 40 pessoas.
Planos do Governo
Hoje em dia, os ônibus predominam como meio de transporte no México. Enquanto isso, viagens de passageiros por trem ainda são bastante limitadas.
A administração da presidente Claudia Sheinbaum busca ampliar de forma expressiva a rede ferroviária de passageiros, visando conectar diferentes regiões do norte e do centro do país.
