O influenciador e ativista de direita Charlie Kirk, fundador da Turning Point USA e aliado próximo de Donald Trump, foi baleado nesta quarta-feira (10) durante um evento na Universidade Utah Valley, nos Estados Unidos. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o disparo atinge Kirk enquanto discursava para uma plateia numerosa ao ar livre.
No vídeo, o ativista aparece sentado em uma tenda, falando ao público, quando um som alto, semelhante a um tiro, ecoa. Em seguida, Kirk cai da cadeira, causando pânico entre os presentes, que correm para se proteger. A Fox News informou que o influenciador foi levado a um hospital, mas até o momento não há atualização oficial sobre seu estado de saúde.
Suspeito preso após ataque em Utah
De acordo com a Reuters, autoridades da Utah Valley confirmaram que um suspeito foi detido. Em outra gravação que viralizou, é possível ver um homem de cabelos grisalhos sendo algemado, embora sua identidade não tenha sido oficialmente confirmada como a do atirador. O FBI também acompanha o caso e deve conduzir parte da investigação.
Pouco depois da repercussão, o ex-presidente Donald Trump se manifestou em sua rede Truth Social pedindo orações por Kirk: “Devemos todos rezar por Charlie Kirk, que foi baleado. Um cara incrível, do começo ao fim. Que Deus o abençoe.”
Liderança conservadora sob ataque
Kirk, de 30 anos, é considerado um dos principais rostos da nova geração conservadora americana. À frente da Turning Point USA, ele foi peça-chave na mobilização de jovens em apoio a Trump e costuma atrair multidões em seus eventos em universidades pelo país. O atentado reacendeu o debate sobre a violência política nos Estados Unidos.
