O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez duras críticas ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nesta quinta-feira (11/09), durante entrevista à Rádio Bandeirantes. Lula defendeu que o parlamentar seja expulso do cargo e responda a processo por traição à Pátria.
O pedido aconteceu após vir a público a articulação de Eduardo em defesa de sanções internacionais contra o Brasil, em protesto ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seu pai, no Supremo Tribunal Federal (STF).
Lula não perdoa atitudes de Eduardo Bolsonaro
“Esse menino tem que ser expulso da Câmara dos Deputados, não sei ainda como não foi ainda. E esse cidadão tem que ser processado, porque isso chama-se traição à Pátria”, afirmou Lula contra o deputado Eduardo Bolsonaro.
A entrevista foi gravada antes mesmo de o STF consolidar maioria para condenar Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado. O chefe do executivo classificou a atitude do deputado como um ato inédito de hostilidade contra o próprio país.
Lula acusa Eduardo Bolsonaro de traição à pátria
Segundo Lula, o gesto de Eduardo Bolsonaro representa uma “demonstração de traição à Pátria jamais vista no Brasil”. O presidente chegou a compará-lo a Joaquim Silvério dos Reis, conhecido por ter delatado Tiradentes e outros participantes da Inconfidência Mineira no século XVIII.
Vale lembrar que as falas do petista ocorrem em um momento de intensa polarização política, marcado pelo avanço do julgamento no STF contra Jair Bolsonaro e figuras-chave de seu núcleo político e militar. A Corte já formou maioria pela condenação dos acusados por cinco crimes relacionados à tentativa de subversão da ordem democrática após as eleições de 2022.
