Renato Augusto confirmou nesta quinta-feira (18), o fim da carreira como jogador profissional. Aos 37 anos, o meia revelou a decisão em entrevista ao Abre Aspas, do ge, após encerrar sua passagem pelo Fluminense. Em seu depoimento, ele afirmou que deseja dedicar mais tempo aos filhos e para ser pai full time.
Apesar da despedida, o ex-jogador não descartou continuar ligado ao futebol. Segundo ele, já existem conversas para atuar em cargos técnicos ou diretivos. “Eu ainda não sei muito bem o que eu quero. Primeiro é dar esse tempo para a família e depois me preparar para uma nova etapa da vida. Eu quero ver o futebol de fora para dentro, aprender como funciona e participar com diretores e treinadores”, disse.
Ídolo eterno do Corinthians e destaque na Europa
Formado no Flamengo, Renato brilhou na Europa com o Bayer Leverkusen e no futebol chinês pelo Beijing Guoan. No entanto, foi no Corinthians que se tornou ídolo. Em duas passagens (2013-2015 e 2021-2023), disputou 243 jogos, marcou 30 gols, deu 45 assistências e conquistou títulos importantes como o Brasileirão de 2015.
O clube alvinegro usou as redes sociais para homenagear o agora ex-atleta. Na web o time paulista agradeceu pelos serviços prestados e também pela carreira brilhante. Além disso, desejou sucesso nos novos desafios fora de campo.
Despedida no Fluminense e legado na Seleção
Com a Seleção Brasileira, foram 33 jogos, seis gols e participação na Copa do Mundo de 2018. Renato também fez parte da conquista histórica do ouro olímpico em 2016. O último ato da carreira aconteceu no Fluminense, onde atuou em 36 partidas e marcou um gol. Mesmo com rendimento físico menor, manteve sua inteligência tática e experiência como marca registrada.
